Bora estruturar as finanças e ter certeza que elas estão dando resultado!
Quer desenvolver sua empresa financeiramente? Então vem conferir os KPIs financeiros aos quais você precisa estar atento/a para que isso aconteça. O termo KPIs significa Indicadores Chave de Performance Financeira - a sigla em inglês ficaria Key Performance Indicator.
A partir deste conceito, e das informações recolhidas com os KPIs, é possível entender e ter uma visão aumentada sobre a saúde financeira do seu negócio. O mais importante nisto tudo é que qualquer ramo de negócio consegue coletar estes indicadores - desde moda, até padarias. Está esperando o que para continuar lendo este artigo?
Como utilizar KPIs financeiros na sua empresa?
KPIs não são necessariamente financeiros. Eles podem ser usados em outras áreas de uma empresa, como marketing ou vendas. Porém, falando em questões financeiras - que são a nossa área - os KPIs são fundamentais para entender se sua empresa está sendo lucrativa e rentável. Também é possível, por meio destes indicadores, perceber se seu negócio está investindo corretamente em seu próprio desenvolvimento.
Confira cada KPI financeiro e sua utilidade:
#1. Faturamento
Este KPI é a base para entender todos os próximos. Ele é fundamental para entender o andamento da empresa com o passar do tempo.
Seu cálculo é simples: basta somar todos os rendimentos do negócio obtidos em um determinado período de tempo - pronto, seu faturamento está definido. Após este KPI estar definido, você conseguirá saber o quanto sua empresa vende e quanto ela gasta para se manter.
#2. Lucratividade
A lucratividade diz respeito ao lucro líquido da empresa dividido - após descontar todas as despesas - pela receita bruta obtida após um certo período de tempo.
É a partir do KPI de lucratividade que é possível entender se sua empresa é capaz de gerar lucro.
#3. Rentabilidade
Parecido com a lucratividade, o KPI da rentabilidade mostra o retorno que o dinheiro aplicado no seu negócio obteve. Ou seja, para definir os investimentos feitos no desenvolvimento da empresa, você precisará calcular a rentabilidade do seu negócio.
Se sua empresa receba aplicações de investidores, é o KPI de rentabilidade que irá guiar a decisão dos mesmos.
Mas como calcular esse KPI? Basta dividir o lucro líquido da empresa pelo investimento realizado na mesmo e depois multiplicar por 100.
#4. Ponto de Equilíbrio
k O ponto de equilíbrio irá te mostrar qual é o momento estável do seu negócio. É com ele que você conseguirá entender se a receita que sua empresa gerou é igual ao lucro que ela obteve. Ou seja, como o próprio nome diz, o ponto de equilíbrio do seu negócio
Para calcular seu ponto de equilíbrio, você precisará saber a porcentagem da margem de contribuição da sua empresa, ou seja, qual foi seu ganho total com a venda dos seus produtos ou serviços.
Após entender esta porcentagem, o cálculo é feito da seguinte forma: despesas + porcentagem da margem de contribuição.
#5. Endividamento
Para entender se sua empresa "está bem das pernas", você também precisa saber o quanto está endividado. Para que isso aconteça, é importante que você evite novos problemas nas suas finanças.
Aqui é preciso entender todos os quesitos aos quais sua empresa pode estar devendo, seja dívidas com investidores, bancos, projetos para o desenvolvimento da empresa ou, até mesmo, funcionários.
E não se esqueça de entender a diferença entre suas dívidas ativas e passivas, ou seja, contas que são periódicas ou pontuais.
Para saber a porcentagem de endividamento da sua empresa, o cálculo a ser feito é: total de passivos divididos pelo total de ativos e multiplicados por 100.
Gostou do conteúdo? Deixa seu like e comenta aqui para sabermos!
Comments