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  • Bruna Paixão

Estratégias de vendas práticas para ajudar você a crescer suas vendas

Está querendo vender mais? Vem conferir a estratégia que bolamos para você hoje!

Está querendo vender mais? Por vezes, quando montamos um funil de vendas, é comum que ele comece a ter furos com o passar do tempo pois é sempre preciso adaptá-lo ao seu próprio negócio. Novas questões surgem a medida que as empresas crescem, por isso é tão importante pensar em uma estratégia de vendas bem definida.


Atualmente, como os compradores possuem artifícios para obter informações sobre as empresas e produtos de modo fácil e rápido. Por isso, não adianta olharmos apenas para o desempenho dos vendedores quando falamos em "vender mais". Também é preciso levar em consideração pontos como: mercado, economia e, claro, estratégias de vendas bem pensadas.


Por este motivo, hoje, vamos te mostrar um modo de montar uma estratégia bem definida para a sua empresa, a fim de adaptá-la a sua realidade. Vem conferir!


O que é estratégia de vendas?


A estratégia de vendas diz respeito a um planejamento realizado de forma estratégica para estabelecer prazos e objetivos, a fim de alcançar novos resultados, gerando vendas e aumentando a receita da empresa.


A primeira fase de estruturação de uma estratégia de vendas se dá com a criação de um modelo de proposta. Este modelo de proposta é criado com base no conhecimento da empresa. Ou seja, sem conhecer muito bem seu negócio, não é possível começar a desenvolver sua estratégia.


Sendo assim, é extremamente importante fazer uma análise prévia de como suas vendas funcionam hoje, como sua concorrência realiza as próprias vendas, como seus vendedores estão funcionando e o alcance que você está tendo com esses pontos.


É muito importante que você entenda e estipule métricas para realizar essa análise, pois não adianta basear sua estratégia em achismos. Para te ajudar, você pode seguir as fases a seguir:


Fases de uma estratégia de vendas bem sucedida


1#. Prospecção de novos leads


Para atrair novos clientes em potencial seu time de marketing e seu time de vendas precisam estar muito bem alinhados. Pensando em prospecção, seus vendedores podem atuar com contato frio, por meio de cold calls ou cold e-mails. Ou seja, o vendedor procura oferecer seu produto/serviço a novos clientes que ainda não o conheçam.


Pensando na equipe de marketing, ela poderá atuar de forma a colocar em prática estratégias de marketing digital. Como anúncios em redes sociais e no Google, práticas de SEO, e-mails marketing e mais. O importante é sempre estar atento ao seu público-alvo.


2#. Qualificação dos leads


Quando novos clientes começarem a surgir, por meio das estratégias acima, estará na hora de analisar se, de fato, ele é qualificado para fechar uma venda com você. Ou seja, se ele está interessado e tem poder aquisitivo para comprar seu produto/serviço.


É muito importante que não seja despendido muito tempo de contato com cada cliente nesta etapa por parte do seu time de vendas. Pois, se o cliente não for qualificado, não poderá comprar com você.


3#. Conquista dos clientes


Esta é a etapa de negociação com seu cliente. Caso os leads sejam qualificados a partir do ponto citado anteriormente, eles precisarão ser conquistados!


Para que isso aconteça, é necessário conhecer as dores, desejos e necessidades dos novos possíveis clientes, de modo a criar a oportunidade de oferecê-los produtos e soluções que estejam alinhados com o que pensam.


Uma dica bem importante: para que este ponto aconteça, sua equipe de vendas precisa estar bem treinada e utilizar da comunicação empática, de modo a buscar realmente compreender estes possíveis clientes.


4#. Encantamento pela marca


Esta, sem dúvidas, é a fase mais complicada da estratégia (mas não impossível!). Isso ocorre porque é aqui que você precisa superar as expectativas do seu cliente, de modo a fazer ele se encantar com seu atendimento e produto ou serviço.


Para tornar um cliente fiel a sua marca, você precisa encantá-lo e oferecê-lo mais do que está esperando. O que poderá ajudar bastante nesta fase é a capacidade do seu time de vendas estar disposto a ouvir e criar laços com seus clientes.


Ou seja, essa é a etapa que irá garantir que sua marca se expanda no boca a boca, a partir da satisfação de comprar com você!



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