top of page
  • Bruna Paixão

5 hábitos que podem te ajudar a usar melhor o cartão de crédito

Sente que o cartão de crédito sempre consome seu dinheiro? Vem aprender a usá-lo melhor!


Primeiramente, não saia gastando adoidado como o Bart! É preciso manter a calma e a consciência para entender suas finanças e entender como usar seu cartão de crédito da melhor maneira possível.


Sabemos que o cartão de crédito é um baita consumidor de dinheiro quando não o usamos da maneira correta. Ou seja, quando usamos nosso crédito como forma de complemento de renda, ele se torna um grande risco para nossas finanças. Mas por que, Conta Muito?


Simples - e até um pouco óbvio - quando seu dinheiro do mês acaba e você começa a utilizar o cartão de crédito como renda, no próximo mês você já irá ter um "furo" de renda, ou seja, você vai precisar gastar do seu dinheiro para pagar o cartão, vai ficar sem dinheiro para passar o mês, vai precisar usar o cartão como renda novamente, esse ciclo vai se repetir, e... Você vai estar dentro de uma bola de neve!


Então como se prevenir e não deixar que isso aconteça? Confira:


5 hábitos que podem te ajudar a usar melhor o cartão de crédito


1#. Defina um teto para compras


Estabelecer um limite para seus gastos te ajuda a não se descontrolar e acabar gastando além do que você pode. O que pode te ajudar a entender qual é o seu limite é entender seus rendimentos e determinar o valor máximo que você pode gastar mensalmente.


2#. Fique de olho na fatura do seu cartão


Esteja atento e leia sua fatura! Pode parecer irrelevante, mas não é... Verificar as compras feitas no período te ajuda a entender como funcionam seus gastos. Outro ponto que é prevenido quando você está atento a sua fatura são cobranças erradas ou estornos que não foram feitos. Conferindo sua fatura você reduz (e muito) as chances de erros.



3#. Tenha atenção aos parcelamentos


Procure sempre comprar à vista - quando for possível, claro. Quando parcelamos contas, nossa renda mensal é comprometida pela quantidade de meses restantes das parcelas. Seu limite do cartão também acaba ficando comprometido no período, o que acaba te prejudicando no caso de alguma emergência. As parcelas, se realizadas sem o cuidado necessário, também podem te colocar em uma bola de neve, pois acumulam tal qual o exemplo dado no início deste post.


4#. Tenha cuidado com compras desnecessárias


Sabemos que é muito fácil comprar por impulso. Quando entramos em uma loja ou recebemos uma oferta imperdível - especialmente quando vem acompanhada da palavrinha "promoção" - sentimos desejo de adquirir aquele produto. Porém, antes de gastar, é preciso ponderar a real necessidade do mesmo.


5#. Se puder, sempre pague o valor integral da sua fatura!


Chegou no final do mês e você precisa pagar a fatura do cartão, mas seu orçamento está um pouco apertado e você vê que tem a opção de parcelar a fatura e pagar bem menos... Opa, mas calma aí! Quais são as taxas de juros do parcelamento? E quanto a mais você vai pagar por isso? Tirando que, ao parcelar você estende sua dívida e, certamente, continua usando o cartão de crédito, fazendo com que também entre em uma bola de neve. Por isso, esteja sempre atento ao valor gasto e se será possível pagar a fatura integralmente.



Gostou do conteúdo? Deixa seu like e comenta aqui para sabermos!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page