top of page
  • Bruna Paixão

Planejamento Financeiro: O que é e por quê fazer?

Por quê o planejamento financeiro é tão importante para as finanças pessoais e para empresas?


Você sempre ouve falar sobre planejamento financeiro, mas só de pensar te dá arrepios? Pois bem, estamos aqui para descomplicar esse conceito e te fazer entender o porquê é tão importante realizar tal planejamento. Ele é uma ferramenta que nos ajuda a definir metas e objetivos, seja para os negócios da empresa ou para as finanças pessoais. Essa estratégia facilita - e muito - na tomada de decisões mais assertivas e nos permite ter mais controle sobre os gastos.


Se você precisar definir o planejamento financeiro em poucas palavras, você pode falar que diz respeito à organização das finanças. Ou seja, é uma orientação que ajuda a entender se é realmente necessário comprar determinada coisa em determinado momento. Mas não é só isso... Quais são os outros benefícios do planejamento financeiro?

Veja 5 benefícios do planejamento financeiro para sua empresa


1. Objetivos claros para empresa


O que a empresa deve alcançar no próximo trimestre, ano, três anos, etc? Para chegar ao que se quer nesses períodos, você vai precisar estabelecer metas e objetivos para seu orçamento. Com as metas, você poderá entender se seus objetivos estão sendo cumpridos com o passar do tempo. Nossa dica é: Defina um objetivo principal e divida-o em metas, assim, sendo feito a partir do planejamento financeiro, você conseguirá ter resultados melhores.


2. Gestão do fluxo de caixa


Seu planejamento financeiro também precisa definir o que você espera do seu fluxo de caixa – ou seja, o valor que entra e sai da empresa. No começo, é claro que você vai gastar mais do que ganha. Mas qual é o nível de despesa que você pode ter e como saber se você se manterá no caminho certo? Além disso, também é necessário descobrir como você vai medir seu fluxo de caixa com facilidade.


3. Uso inteligente de orçamento


Esse aspecto está relacionado com a gestão do fluxo de caixa, que falamos acima, junto às reduções de custos, que explicaremos melhor abaixo. Depois de ter uma compreensão clara do que você precisa gastar – seja por meio de receitas de vendas ou investimentos – você precisa descobrir como realmente vai gastá-lo e definir orçamentos. Os orçamentos dão à sua equipe suas próprias restrições e quais recursos estão disponíveis para planejar campanhas e desenvolver estratégias.


4. Reduções de custos necessárias


Além de definir quanto você pode gastar - e em quê - o planejamento financeiro também pode fazer com que você identifique sua economia com antecedência. Se você já está no mercado há algum tempo, construir seu plano financeiro envolve primeiro analisar seu passado, para ver o que você já gastou e quão rápido está crescendo atualmente.


5. Gestão de crise


A primeira coisa que tende a acontecer em qualquer crise empresarial é revisar e reconstruir seus planos. O que, obviamente, significa que você deve ter um plano de negócios claro em primeiro lugar. Caso contrário, sua resposta à crise é simplesmente improvisar. Com um bom planejamento financeiro, você conseguirá prever quais serão seus gastos e custos, o que facilitará na sua tomada de decisão diante das crises.


Gostou do conteúdo? Deixa seu like e comenta aqui para sabermos!

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


gillian fernandes
gillian fernandes
May 13, 2022


Like
bottom of page