top of page
  • Bruna Paixão

Passo a passo para economizar dinheiro

Quer ter aquela sobra maior no final do mês? Vem com a gente!


Toda hora é hora de aprender a economizar dinheiro. Mesmo em tempos de crise conseguimos guardar alguma coisinha. Não acredita? Vem com a gente!


Dinheiro nos garante estabilidade, claro, mas ele não está relacionado apenas a isso. Ele também diz respeito a buscar uma realidade melhor e mais equilibrada. Mas economizar dinheiro não significa ser "pão duro", não!


É preciso saber medir as quantias que você precisará para pagar suas contas, para guardar e claro, para viver confortavelmente. Ou seja, para conquista uma vida financeira mais segura e confortável, não é preciso se restringir e exagerar na contenção de gastos.


Então vamos ao que interessa. Qual é o passo a passo para conseguirmos economizar mais?


5 passos para economizar dinheiro!


#1. Entenda sua realidade financeira


Para isso, é preciso fazer algumas perguntas a si mesmo, como:

– Quanto você ou sua empresa ganha?;

– Qual a média dos seus gastos mensais?;

– Você ou sua empresa possui dívidas? Caso possua, quais?;

– Quais são os seus objetivos financeiros?


#2. Analise seus gastos


Depois de feita toda essa análise do seu próprio dinheiro, está na hora de retornar aos seus gastos e avaliar, ponto por ponto, para onde seu dinheiro está indo. Depois, você pode fazer um levantamento de quais gastos realmente são essenciais e quais você pode cortar do seu dia a dia.


#3. Elimine gastos por impulso


Outro ponto é entender que nós gastamos sim por impulso, compramos coisas que não precisamos, o que acaba levando embora nosso dinheiro. Parecido com o tópico acima, podemos ver os gastos por impulso como gastos não essenciais e, dessa forma, procurar fazer uma planilha para cortar os mesmos.


#4. Regularize pendências


Você possuí dívidas? Aqui retornamos a quarta pergunta do primeiro tópico. Após fazer o levantamento do quanto você deve e para quem, está na hora de procurar soluções para sanar as mesmas. Trace uma estratégia para realizar a quitação e procure cortar o máximo de gastos possíveis até este ponto estar resolvido. Fazendo isso, após fazer a quitação das pendências, você terá mais dinheiro sobrando.


#5. Mantenha seu orçamento em ordem


Por fim, entender e ser capaz de controlar o jeito que você lida e utiliza seu dinheiro (ou o dinheiro da sua empresa) garante que você tenha conhecimento suficiente para começar sua organização financeira. Mantenha sua planilha atualizada e sempre esteja ciente do que ela está te mostrando!


A partir desses 5 passos você pode começar a estruturar melhor sua situação financeira, tendo mais controle sobre ela e conseguindo poupar mais dinheiro.



Gostou do conteúdo? Deixa seu like e comenta aqui para sabermos!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page