top of page
bruna8364

GESTÃO FINANCEIRA NA BLACK FRIDAY: SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Sim, o ano já está acabando! E vem Black Friday por aí! O financeiro da sua empresa está pronto?


Por onde eu começo?


Antes de mais nada, é preciso se planejar e pensar estrategicamente sobre o que será promovido na Black. Esse é um momento para a empresa alinhar muito bem o financeiro, o marketing, a produção e a logística envolvida na realização da Black.






Fazer promoção pela promoção NÃO É ESTRATÉGICO!

É preciso formular uma promoção que faça sentido para a empresa e para o cliente. Não tem coisa mais estressante para o cliente do que preços mascarados ou enganação! Nada de Black FRAUDE, heim?


O planejamento é fundamental, porque a partir dele será estabelecido o que será promovido, por quanto, e toda a infraestrutura para atender as demandas desse evento de consumo tão importante.


Como saber o que é melhor para vender?


Isso costuma ser bem particular de cada empresa e segmento de atuação. Contudo, a Black Friday é um momento em que costuma-se colocar em evidência aqueles itens encalhados, combinados com descontos ou combos promocionais.


Veja algumas ideias para formular sua promoção:

  • Itens encalhados combinados com outros produtos e combos promocionais;

  • Frete grátis;

  • Produtos sensíveis a preço ou sazonais;

  • Descontos atrativos (10% não atrai ninguém!);

  • Produtos de compra por impulso com descontos atrativos, etc.

  • Cross selling e up selling: combine produtos, monte kits e pense sempre em promoções que possam aumentar o ticket médio;

  • Diferencie-se: em tempos de Black Friday todo mundo quer conquistar seu espaço. O que mais você pode fazer para conquistar o consumidor? Algum brinde, mimo, atendimento especial?

Essas são algumas possibilidades, mas é preciso ficar atento para não vender mais do que pode entregar.


Cuidado com os estoques!


Pode parecer óbvio, mas é um problema bastante comum em tempos de Black Friday. Por isso, se você tem uma loja física e uma virtual, é imprescindível realizar um bom controle de estoque para impedir que você comercialize um item esgotado, perdendo vendas e manchando a imagem do seu negócio. Além disso, tenha a certeza que seu e-commerce suporta o fluxo de compra e pessoas navegando.


E como eu controlo meu fluxo de caixa na Black?


O controle financeiro é fundamental em qualquer época do ano, mas especialmente em épocas em que há maior número de vendas, como na Black Friday.


Uma vez estabelecidos os preços e promoções, é fundamental preparar a equipe financeira para não deixar passar nenhum registro de informações. O segredo do fluxo de caixa é não deixar nada passar despercebido e registrar tudo o que entra e saí com fidedignidade.


Se a Black for um momento de muita venda na sua empresa, chame mais gente para ajudar no financeiro e prepare sua equipe.


DICA: CATEGORIZE AS ENTRADAS E SAÍDAS E FAÇA O REGISTRO DE TUDO!

Como saber se minha empresa foi bem na Black Friday?


A gente só sabe se foi bem em uma prova, porque sabemos a meta de nota esperada que precisamos tirar para ser aprovado. Assim, também acontece nas vendas, por isso é imprescindível estabelecer previamente metas de vendas factíveis e alinhadas com o estoque e com a capacidade da empresa.


Quanto sua empresa quer/pode vender? Descubra esse número e comunique seus vendedores sobre as metas individuais de cada um para alcançar a meta total! Tenha clareza e treine sua equipe.


Por fim, não se esqueça de pensar em um plano B, caso tenha problemas com seu site no dia, caso falte luz e você precise anotar tudo na mão, caso seu funcionário fique doente, enfim… Pense em tudo o que pode dar errado e proponha soluções alternativas! Lembre-se: uma equipe bem treinada e preparada para qualquer situação, supera qualquer dificuldade!



Quer ajuda com a estratégia financeira da Black Friday da sua empresa? Fale conosco.





Referências:


https://exame.com/casual/black-friday-2022-50-dos-consumidores-brasileiros-pretendem-fazer-compras/


https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-2022-quais-as-expectativas-para-este-ano



13 visualizações0 comentário

留言


bottom of page