top of page
  • bruna8364

FLUXO DE CAIXA E O SEU PAPEL DECISIVO NA GESTÃO FINANCEIRA

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Como anda a gestão financeira do seu negócio? Tem dinheiro em caixa? Sabe tudo o que entrou e saiu da sua empresa? Tem dados confiáveis? Está tendo lucro?




Se para alguma dessas questões você respondeu NÃO, leia essa matéria até o final, pois sua empresa pode estar com problemas de fluxo de caixa e correndo perigo de falência!


Se você respondeu tudo com “SIM”, parabéns! É provável que você esteja no caminho da riqueza! Mas continue conosco que temos uma surpresinha no final…


O que é fluxo de caixa?


O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de entradas e saídas do capital financeiro de uma empresa, ou seja, é a somatória de receitas e despesas que compõem as atividades do negócio. Mas você pode estar pensando: “ah, mas eu tenho uma planilha que contabiliza isso…”. Ótimo, mas o grande ponto até é: os dados que você tem são confiáveis? Tudo está sendo realmente registrado?


Sem um controle preciso de tudo que entra e sai, fica difícil ter previsibilidade e informações confiáveis para a gestão.


Por que é importante


O fluxo de caixa é primordial para se ter o mínimo de conhecimento acerca dos números da empresa, ou seja, as informações servem para a tomada de decisão inteligente. Uma visão equivocada do gestor para com a sua empresa pode levá-lo a tomar decisões desastrosas no dia a dia, ou o famoso “passo maior do que as pernas”. Arriscar um financiamento ou promover gastos maiores do que a sua capacidade de pagar são ações fatais para qualquer negócio.


E por mais experiência que o gestor tenha, ainda assim pode acabar se equivocando quanto à real situação da empresa, devido a acontecimentos momentâneos.


Por isso, uma análise holística em um fluxo de caixa preciso, permite ao gestor ter uma visão de curto, médio e longo prazo sobre a situação financeira da empresa, possibilitando o planejamento de uma ação futura condizente com a sua situação atual.


Por exemplo, imaginemos uma empresa que devido a um aumento extraordinário no custo de seus insumos, vê seu fluxo de caixa se tornar negativo. Detectando o problema, o gestor pode decidir repassar o aumento dos insumos para o produto final, e assim reequilibrar o fluxo de caixa. Ou então, com base na saúde apresentada por seu caixa anteriormente, absorver o prejuízo momentaneamente para se manter em destaque no mercado e aguardar o aumento extraordinário dos insumos ceder.


Ambas as soluções são possíveis porém devem ser tomadas de forma consciente, com base no fluxo de caixa da empresa e no seu planejamento financeiro. A primeira solução lhe permite manter a saúde atual do caixa, porém arriscando perder posição no mercado. Já a segunda lhe permite expandir a sua posição no mercado em um momento de crise, porém ao custo de sua saúde financeira atual.


Como calcular o fluxo de caixa?

Deve-se buscar registrar de forma metódica todas as entradas e saídas, o quanto antes possível, para assim conseguir uma maior confiabilidade na informação registrada e evitar perda de dados ou o erro no registro que invariavelmente levam a uma distorção do quadro real.


Outro ponto importante é o registro de informações de fluxo de caixa em um software financeiro ou em excel. Mas nada de anotar no papel, pois isso dificulta a gestão dos dados, sem contar o risco de se perderem.


Consequências de não gerir bem o fluxo de caixa


Ao não gerir adequadamente o fluxo de caixa você pode acabar mantendo excessivo capital ocioso, ou seja, o dinheiro que poderia estar sendo aplicado em outras coisas, acaba ficando parado. Ou então incorrer em uma crise de liquidez, que é basicamente quando sua empresa não consegue gerar caixa o suficiente para fazer frente às despesas atuais.



Como ter uma Gestão Financeira mais eficiente?


Quem tem empresa sabe do desafio que é controlar as finanças e manter a empresa no azul. Por isso, existem algumas práticas simples que ajudam no controle e gestão financeira. Anota aí:


1) Separar pessoa física e jurídica: isso pode parecer óbvio, mas principalmente em micro e pequenas empresas, acaba sendo um problema comum e que muitas vezes pode levar à falência do negócio. Mesmo no cartão de crédito corporativo, evite misturar gastos pessoais com o dinheiro da empresa.


2) Organização financeira e controle do fluxo de caixa: Você tem registrado tudo certinho? Sabe quanto a empresa já gastou e recebeu esse mês? Atente-se com isso, pois a maioria das empresas se enrola por não ter um registro confiável de dados. Foque em registrar tudo o que entra e sai de forma organizada e correta.


3) Tenha caixa: Uma empresa sem lucro pode até sobreviver, mas sem caixa, não! Cuide disso pois é preciso ter dinheiro para o capital de giro e contingências.







Não tente fazer tudo sozinho


A maioria dos empresários possui habilidades técnicas próprias de cada negócio, mas nem sempre tem habilidades financeiras. Além disso, muitas vezes há um acúmulo de funções e é o dono quem tem que fazer a maior parte delas.


Pensando em resolver esse problema, a Conta Muito nasceu para ajudar empresas a controlarem e terem um planejamento financeiro. Por isso, nós damos total suporte para que você assuma o controle do seu negócio. Terceirizar o financeiro é muito mais do que ter alguém para contabilizar os números, é ter a certeza de que tudo será computado e que cada centavo está sob controle com uma equipe de confiança e por um preço que cabe no seu bolso.


Queremos contar junto! Aqui na Conta Muito, nós descomplicamos a sua vida financeira. Temos uma equipe especializada para te ajudar a antecipar e resolver problemas financeiros. Chega de deixar seu financeiro para depois! Conte com quem te ajudará a ganhar mais tempo e otimizar os recursos. Sem burocracias, sem precisar mudar seu software e o melhor, com toda a CONFIANÇA que você precisa..


Vamos, juntos?


E pra começar a te ajudar a ter mais saúde financeira fazendo uma boa gestão do seu fluxo de caixa, nós criamos uma planilha simples e descomplicada que pode ser acessada aqui. Baixe e confira!



Referências:





35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page